Psicoterapia Infantil
Criança precisa de terapia?
Quando devo buscar a ajuda profissional para meu filho?
Quais principais motivos de busca por psicólogo infantil?
Como funciona a psicoterapia infantil?
Desde a noticia da concepção se torna comum nos pais muitas dúvidas, anseios e por vezes angustia a respeito do desenvolvimento, saúde e educação do seu filho. Uma dessas dúvidas pode ser a de quando procurar o tratamento da psicoterapia para criança, como ele é realizado e como pode ajudar nas demandas de seu filho.
Estamos muito acostumados a ouvir diferentes opiniões e comparações com relação a desenvolvimento e comportamento infantil e muito frequentemente frente a alguma preocupação os pais escutam "vai passar" "é uma fase" cada criança tem o seu tempo". Sim, todas essas afirmações são certas,porém, devem ser contextualizadas. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento, porém a marcos de desenvolvimentos e atrasos significativos devem ser investigados, existem comportamentos que por vezes se tornam persistentes e nesse momento a avaliação e intervenção de um profissional se faz necessária.
QUAIS PRINCIPAIS MOTIVOS DE BUSCA POR PSICÓLOGO INFANTIL?
São muitas as demandas ou sinais que podem levar os pais a procurar a ajuda de psicoterapia infantil, as mais comuns são:
- Dificuldades de aprendizagem
- Comportamentos agressivos repentinos
- Impulsividade
- Agitação excessiva
- Dificuldade de atenção
- Dificuldade de interação social
- Baixo rendimento escolar
- Recusa repentina em ir para escola
- Medo exacerbado
- Insegurança
- Timidez excessiva
- Ansiedade
- Choro em demasia
- Mudanças na estrutura familiar (Separação pais ou nascimento irmão)
- Enurese ou ecoprese
- Dificuldades com sono
Essas dificuldades podem ser percebidas tanto pelos pais, professores ou pessoas mais próximas a criança. Sempre em caso de dúvidas quanto a necessidade da psicoterapia o profissional pode ser consultado para avaliar o caso.
COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA INFANTIL?
A psicoterapia infantil utiliza de recursos lúdicos como brincadeiras, desenhos e jogos para avaliar e fazer suas intervenções com o objetivo de auxiliar a criança para que tenha uma infância saudável e feliz. Geralmente as sessões duram 50 minutos e necessariamente o responsável precisa aguardar na recepção durante o atendimento.
Além disso, muitas vezes se faz necessário o contato com escola ou cuidadores para maiores informações e orientações. A duração do processo terapêutico depende da demanda da criança e como a criança e família respondem as intervenções. Durante o processo de psicoterapia a comunicação e orientação aos pais é de extrema importância.